Revit para Sistemas

Também conhecido como Revit MEP (Mechanical, Electrical & Plumbing), esta é uma parte do software que permite modelar sistemas de AVAC, hidráulicos e elétricos.
Até a versão 2013, o Revit estava separado em versões especializadas e que podiam ser adquiridas individualmente; existia o Revit Architecture, o Revit Structure e o Revit MEP, respetivamente para arquitetura, para estruturas e para sistemas MEP. A partir da versão 2013 a Autodesk passou a disponibilizar apenas dois produtos o Revit LT vocacionado para arquitetura e o Revit que integra todas as funcionalidades.
Assim, a partir da versão 2013, quando se menciona o Revit MEP ou Revit para sistemas, estamos a falar do software Revit que integra todas as funcionalidades, referindo-nos à componente especifica para trabalhar com sistemas de AVAC, hidráulicos e elétricos.

O trabalho nestas especialidades implica três níveis de competências e conhecimentos:

Estrutura - Níveis

No primeiro nível estão os fundamentos que correspondem a uma série conceitos, técnicas e comandos que são transversais a qualquer especialidade. Por exemplo, conceitos como os da hierarquia de elementos do Revit, a distinção entre um elemento tipo e um elemento instância, a interação com o Software, a forma de trabalhar a representação gráfica, as técnicas para ligar ficheiros entre si, os comandos de anotação e detalhe, as formas de modelar famílias e de compor uma folha de impressão são matérias que pertencem a estes fundamentos.

No segundo nível estão os conhecimentos específicos dos sistemas no Revit; neste incluímos conceitos, técnicas e comandos que, no âmbito do software, são comuns a várias especialidades. A forma de criar e configurar tubagens, condutas ou caminhos de cabos, as técnicas para configurar a representação dos sistemas quer em 2D quer em 3D, a correta ligação dos elementos, a criação e configuração de conetores MEP, a correta criação e configuração de famílias e a utilização do navegador de sistemas estão entre as competências que se devem adquirir neste nível de conhecimentos.

No terceiro nível estão os conhecimentos específicos de cada uma das especialidades; neste incluímos as configurações, técnicas e comandos para modelar e projetar em cada uma das especialidades. É neste nível que podemos falar especificamente na utilização do Revit para modelar sistemas de AVAC, para modelar sistemas hidráulicos de abastecimento de águas prediais, residuais ou sistemas de outros fluídos para laboratórios ou indústrias específicas, assim como sistemas de segurança contra incêndio, sistemas elétricos ou de comunicação.

Deixe um comentário