Trabalhar com um software BIM requer uma abordagem totalmente diferente daquela que é utilizada nos métodos de desenho tradicionais.
A metodologia BIM tem na sua essência a criação de uma maquete 3D, que pretende ser uma réplica digital da construção real; idealmente esta maquete deve conter todos os elementos de todas as especialidades e será utlizada para as várias fases da vida útil da edificação: desde a conceção, projeto, construção, operação e manutenção, até à demolição ou reabilitação.
Cada equipa em cada fase tem acesso à maquete total ou à especialidade que lhe diz respeito e pode retirar dela toda a informação que necessita ou ajustar elementos.

O Revit é uma plataforma BIM que permite criar as maquetes digitais de arquitetura, estruturas e de qualquer especialidade; a maquete é colocada num repositório centralizado onde todos os intervenientes podem, de forma colaborativa, ter acesso à informação da mesma, podem fazer alterações e coordenar as várias especialidades.

Para trabalhar com o Revit, distinguimos vários níveis de conhecimentos ou competências, consoante a especialidade que se pretende trabalhar:

Estrutura - Níveis

No primeiro nível estão os fundamentos que correspondem a uma série conceitos, técnicas e comandos que são transversais a qualquer especialidade. Por exemplo, os conceitos como os da hierarquia de elementos do Revit, a distinção entre um elemento tipo e um elemento instância, a interação com o Software, a forma de trabalhar a representação gráfica, as técnicas para ligar ficheiros entre si, os comandos de anotação e detalhe, as formas de modelar famílias e de compor uma folha de impressão são matérias que pertencem a estes fundamentos.
Nos níveis acima, estão os conhecimentos específicos para trabalhar em projeto de arquitetura, estruturas ou em projetos de especialidades MEP.

Deixe um comentário